20 de abril de 2018

El Ombú de Lula

24 comentarios:

mar e sol dijo...

Maravilhosas palavras sobre Lula, e sobre o Brasil. Sobre a África tão esquecida e seus povos. Só posso agradecer está triste retrospectiva, tão real e verdadeira.

Julio Fernández Baraibar dijo...

Muchas gracias. ¿Te molestaría contarme desde donde me escribís y cómo te llegó mi poema video? Es por curiosidad, simplemente.

Un abrazo y gracias nuevamente.

Beth Linhares dijo...

Uma síntese histórica, antropológica e poética ao mesmo tempo. Muita gratidão, Júlio Fernandez, por nos confrontar, a nós brasileiros,com o que está de fato em jogo nesse triste momento. E por fazer isso de modo tão belo e contundente.

Unknown dijo...

Efetivamente gratidão é o sentimento que pulsa em meu coração, a poesia tantas dores de ontem de hoje... Nos nutre de fé e esperança. Não estamos sós, nós brasileiros, neste momento, brasileiros a bola da vez. O Umbú de LULA é a sua gente, de todos os cantos do mundo, o Umbú de LULA é a poesia sem fronteiras ecoando pelos tempos... Pelos tempos. E Lula é o Umbú de seus milhões e milhões de amigos... Lula livre.

Julio Fernández Baraibar dijo...

Brigado por os seus comentários.

Georgheton Melo Nogueira dijo...

Muito obrigado, Julio Fernández. Você conseguiu traduzir a dimensão histórica que Lula sintetiza neste momento. Seu vídeo percorre o Brasil e ninguém sai dele indiferente. Um grande abraço.

Anónimo dijo...

Obrigada,querido companheiro de luta! Há 2 anos que sofre nosso Brasil. Estamos numa guerra sem bombas, vendo nossa terra ser entregue pra os impérios. Nossos direitos somem na calada da noite. A prisão de Lula parece que tirou-me o chão, a força, a esperança. Sinto uma dor forte quando lembro que o maior e o melhor Presidente do Brasil está preso. Mas ter recebido seu vídeo por Whatsapp ontem, 22 de abril de 2018, um triste início de noite de domingo, parece que algo em mim mudou. A História dos povos do Brasil e da América-Latina, nunca foi fácil.Estamos lutando por séculos contra opressores. Obrigada por me judar a continuar! Hasta la Victoria!!!✊✊✊

Cleuza dijo...

Gratidão!
Muito obrigada pela solidariedade a Lula e ao povo brasileiro nesse momento em que a nossa Constituição é desrespeitada, os Direitos Humanos são ignorados, provas de inocência são recusadas e pessoas que deveriam agir em nome da justiça, condenam um inocente a prisão para atender a interesses inconfessáveis.
Lula foi condenado por uma reforma que não aconteceu, em um apartamento que não é dele por um juiz que proibiu que o tríplex fosse vistoriado. Não há nenhum prova de culpa ou de crime cometido por ele, mas há diversas de inocência, todas desconsideradas, por que havia interesses em condená-lo mesmo sem provas.
A única coisa que está mais do que provada nessa FARSA da condenação do Lula é a má fé dos julgadores.

Silvana Tagliati dijo...

Muito obrigada hermano, seu poema nos fortalece nessa grande brigada contra aqueles que querem acabar com nossos sonhos, nossa esperança e nossa dignidade. Juntos somos fortes e a verdade há de prevalecer. Um forte abraço! #LulaLivre

Justice dijo...

Muy sensacional! Gracias!❤

Eustáquio Tolentino dijo...

Caro Julio, acabo de assistir ao seu vídeo. Um tanto indignado, um tanto desesperançado, um tanto triste com os acontecimentos recentes em nosso Brasil, um país que caminhava célere para uma verdadeira Pátria, onde todos os seus filhos poderiam finalmente usufruir da liberdade, da riqueza nacional e das oportunidades de crescimento pessoal. Toda essa esperança se desfez com a aplicação do maldito e covarde golpe contra a Democracia. Passaram por cima das Leis, da Constituição, da escolha popular e dos sonhos de milhões de brasileiros. Estamos na lama, com o melhor presidente da história preso após ser condenado sem provas. Mas somos resilientes, lutaremos até à morte.
Muito obrigado por suas palavras e sua clarividência a respeito deste nosso pedaço de mundo, triste América dos poderosos exploradores dos menos favorecidos. A luta contra a tirania continuará eternamente.
Um fraterno abraço de Eustáquio Tolentino, um simples trabalhador aposentado de Espinosa, morando em Montes Claros, nas Minas Gerais.

Unknown dijo...

Camarada, que a vida lhe sorria sempre... obrigado.

Álvaro Fernando dijo...

Gracias por la vida que me ha dado tanto...
Grato pelo comovente vídeo!
Grato, Lula, por sua vida, por sua luta, por tudo!

Anónimo dijo...

Parabéns por tão preciosas palavras. Que a America se torne uma só nação, pois somos todos hermanos.

Cláudia dijo...

Muchísimas gracias por decir todo lo que nosotros, brasilenõs debríamos haber dicho.

Anónimo dijo...

Júlio!!! Belíssimo trabalho e sensibilizar ao contar a história de Lula e da resistência por igualdade no Brasil! Parabéns e muito obrigada! No Nordeste e em todos os lugares teu vídeo encanta e ensina!

Unknown dijo...

Muito obrigado por esse vídeo! Emocionante. #LulaLivre

Anónimo dijo...

Excelente!

Unknown dijo...

Obrigado conta toda nossa história tão rica em.detalges com dor e sofrimento.
Sem tirar nem por concordo com tudo e me adentro em toda sua história.
Como pernambucana do mesmo estado do nosso querido Lula, agradeço de tudo que reconheceu nele para todos nós.
Nosso grande estadista dos injustiçados os excluídos dessa sociedade injusta e incapaz.
Que mais adiante muitos tenham.a coragem de admitir a grandeza de Lula.
Minhas saudações.

Juan dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
Anónimo dijo...

Parabéns pelo belíssimo vídeo, ainda veremos dias melhores depois da triste noite que pesa sobre o Brasil. Encontrei seu vídeo no facebook, escrevo de Natal, capital nordestina que elegeu governadora a companheira Fátima Bezerra. Muito obrigada !

Andréia Delmaschio dijo...

É impressionante a força desse seu poema. Em breve completará um ano a prisão injusta daquele que foi o maior presidente que este país já teve. Enquanto isso, seguimos sendo desgovernados por uma quadrilha perigosa, que usurpa do povo trabalhador direitos conquistados à custa de muita luta.

Luciene Paz dijo...

Nossa ! Que força poética, que delicadeza nas palavras. No momento tão árido, tão difícil ressoa nos meus ouvidos um sopro de desejo, desejo como causa. Metáfora afiada de cortar, também de fiar e tecer o que somos nós, estreitos nós. Umbú. obrigada, muito obrigada mesmo. Campina Grande, Paraíba Brasil.

Luciene Paz dijo...

Nossa ! Que força poética, que delicadeza nas palavras. No momento tão árido, tão difícil ressoa nos meus ouvidos um sopro de desejo, desejo como causa. Metáfora afiada de cortar, também de fiar e tecer o que somos nós, estreitos nós. Umbú. obrigada, muito obrigada mesmo. Campina Grande, Paraíba Brasil.